Pirapó
História
Pirapó era habitado por índios caigangues e guaranis. Mas foi no início do século XX, a partir de 1903, que foi fundada no local uma colonização alemã, com a chegada de Ernesto Henrique Guilherme Wilhelm Sommer e familiares. Os primeiros moradores chegaram em maio de 1904, da região do Vale do Rio dos Sinos, e deram início a um povoamento localizado no município de São Luiz Gonzaga, este passando a chamar-se de Colônia Sommer, depois Colônia Pirapó, Vila Pirapó e por último, Pirapó. O povo pirapoense iniciou uma campanha pela emancipação em 1981, mas a criação do município ocorreu somente em 30 de novembro de 1987. Em linguagem tupi-guarani, Pirapó significa Salto do Peixe, devido a abundância de peixes que havia no passado e que saltavam magistralmente as cachoeiras do rio Ijuí, cujo cenário tornava-se mais belo na época da piracema. A população conta com aproximadamente 2.757 habitantes.
Esporte e lazer
AS MARAVILHAS DE PIRAPÓ
Pirapó (que em linguagem indígena significa Salto do Peixe) é um município localizado na Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Acredita-se que no século XIX era habitado por indígenas e que fez parte da área em que os missionários Jesuítas atuaram. No início do século XX foi colonizado por famílias alemãs que aqui vieram se estabelecer em busca de terras e vida melhor.
Hoje, Pirapó é o resultado de uma miscigenação de raças e tem muito a oferecer como potencial turístico. Foi acreditando nisso que, no ano de 2007, a Escola Estadual de Ensino Médio Henrique Sommer, localizada na sede do município de Pirapó lançou o projeto “AS sete MARAVILHAS DE PIRAPÓ”. Neste projeto, que envolveu toda a comunidade escolar, foi feito um levantamento fotográfico das “maravilhas’ existentes, bem como um estudo do valor histórico e cultural de cada uma”.
O projeto teve culminância no mês de novembro do mesmo ano, durante as festividades de aniversário do município, onde a escola apresentou slides, exposições fotográficas e palestras e a comunidade teve a oportunidade de escolher as “AS sete MARAVILHAS DE PIRAPÓ”, que são:
1º) Cachoeira da Escadaria, localizada no Cerro dos Amaros;
2º) Cascata Arco-Íris, localizada na Esquina Diel;
3º) Igreja Matriz, localizada na sede do município;
4º) Cachoeira Corredeira, localizada no Rincão dos Gonçalves;
5º) Pórtico da Hospitalidade, ma sede do município;
6º) Casa em estilo Enxaimel Germânico, localizada na entrada da Linha Paraíso;
7º) Encontro das Águas no Marco das Três Fronteiras, localizado na Barra do Ijuí e que limita Pirapó com o município de Roque Gonzales e com o vizinho país da Argentina.
Estas são apenas algumas maravilhas de Pirapó! Venha visitar-nos e confira quanta beleza há por aqui.