Roteiros Cicloturismo - 05 Dias
Região histórica missioneira.
Diversidade cultural com um grande número de etnias

Roteiros Cicloturismo - 05 Dias

 www.caminhodasmissoes.com.br

Trajeto programado para 5 dias de pedal, percorrendo antigas estradas que ligavam os 7 povos das Missões no período Jesuítico Guarani. Ao longo do caminho o ciclista passará por fazendas, trilhas, sítios arqueológicos, e terá contato com a cultura gaúcha e a hospitalidade missioneira.

Dia Antecede o Pedal: Deslocamento para município de São Borja-RS.

Local a combinar: receberá a credencial, amuleto, guia passo a passo, orientações gerais e contato fone ou e-mail da sede da Caminho das Missões Operadora de Turismo caso tenha alguma dúvida.

OBS: 1- De terça a domingo os Museus estão abertos a visitações, na casa Museu João Goulart, recebem informações dos outros atrativos a serem visitados na cidade de São Borja.  Colocarão o primeiro selo em sua credencial comprovando a sua estada no município. A cidade foi o primeiro povoado a ser fundado dos 7 povos das Missões, em 1682, e deu dois presidentes ao Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart. Valem à pena as visitas aos diversos atrativos turísticos.

OBS 2- Cidade com 60.000 mil habitantes, comercio (farmácias, supermercados, lojas) serviços (bancos, hospital, oficinas). OBS: cidade somente há dois dias.

OBS: 3- Dentro da disponibilidade do seu tempo, pode ir até a cidade Santo Tomé (Argentina), fronteira com Brasil, foi um antigo povoado missioneiro que deu origem ao de “San Francisco Del Borja” hoje cidade de São Borja. Opção de passeios, compras, casino, etc...  Obrigatório ter identidade civil ou passaporte.

1º dia: Inicie o pedal bem cedo pela manhã, trajeto de aprox. 62 km pedalando por entradas de terra, passando por comunidades e mais 12 Km de barco pelo Rio Uruguai, onde contempla as belezas naturais e revive um pouco da história dos Índios e Missionários que utilizavam o rio a mais de 300 anos atrás como meio de transporte. Alimentação e pernoite em uma belíssima fazenda rural, junto à divisa do Brasil com Argentina.

2º dia: Trajeto de 69 km passando por pequena vila, campos, trilhas de mata próximo ao Rio Uruguai, parada de apoio no 46 km da saída. Após segue e travessia de barca no Rio Piratini e chegada em São Nicolau, cidade de 7.000 habitantes. Ruínas do Sítio Arqueológico da Redução de São Nicolau.

3º dia: Sugerimos visitar as ruínas do antigo povoado missioneiro no início da manhã, segue por antiga estrada de terra que ligava o povoado de São Nicolau a São Luiz Gonzaga, a 31 km ponto de apoio e depois mais 17 km até São Luiz Gonzaga, mesmo local da antiga redução, visitas em museus, igreja onde contem nove imagens (estatuária missioneira), gruta e comércio local. Pernoite Hotel. Cidade de 40 mil habitantes com boa estrutura de comércio (farmácias, lojas, supermercados) e serviços (oficinas, restaurantes, bancos, hospital).

4º Dia: Trecho do dia 64 km. De São Luiz Gonzaga pedala 29 km até chegar ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, Patrimônio Nacional, local místico e agradável. Siga mais 12 km pedal, estradas de terra vermelha, chegando ao Santuário do Caaró, local de martírio dos primeiros padres Jesuítas a pisar nas Missões e a fonte de água considerada milagrosa, apoio para água, local integrado a natureza. Por campo e estradas segue o caminho que ligava Caaró ao antigo povoado de San Miguel Arcanjo. São mais 23 km.  Chegando a São Miguel das Missões, hospedagem e conhecer os atrativos locais.  Ao entardecer Espetáculo de Som & Luz dentro do sítio arqueológico, imperdível. Jantar livre.

5º dia: Café manhã. As 09:00 horas abrem os portões para  visita  as ruínas do povoado de San Miguel Arcanjo, Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, em 1983.  Ao Museu das Missões, junto ao Sítio Arqueológico que com suas esculturas e peças guaranis formam uma das mais ricas coleções da arte sacra do Brasil e a única fonte missioneira da época das Missões, 1687. Opção de ir ao Ponto de Memoria e fazer o ritual da erva mate e do milho; resgate de benzimento da cultura Guarani. Almoço (não incluso). Início do ultimo dia do pedal nas Missões a ser percorrido pela antiga estrada que ligava o povoado de São Miguel das Missões ao povoado de São João Batista, 21 km chegamos para conhecer o Sítio Arqueológico, Patrimônio Nacional. Segue pedal por antigas estradas, pontes, matas, chegando ao destino final a última redução do período Jesuítico- guarani San Angel Custódio, 1707 na Catedral Angelopolitana, construída sob base da antiga igreja das Missões.  Fim do roteiro e entrega do certificado na sede da Caminho das Missões Operadora de Turismo Ltda.